Pesquisar

07Set

Limão é um grande aliado na saúde

Categoria // Alimentos funcionais

Limão é um grande aliado na saúde

O limão pode melhorar a sua saúde física

Há evidências que comprovam que o limão pode melhorar a saúde física do ser humano. A receita da boa saúde é a ingestão de 3 a 5 limões diariamente, segundo estudiosos do limão. Segundo eles, com essa receita você vai criar um corpo mais forte e vai te deixar longe da farmácia. O limão trata mais de cem doenças, que vai desde circulação sanguínea, hipertensão arterial e doenças respiratórias infecciosas como a gripe.

Tem gente que fala que o limão baixa a febre, mas o que o limão faz é atuar na causa da febre. O limão tem propriedades ativas contra muitos tipos de vírus inclusive o da influenza. Por isso ele ajuda a reduzir a febre, enfraquecendo o vírus. O uso do limão neste caso é colocado rodelas de limão sobre a testa e no pescoço. Assim ocorre a absorção das propriedades do limão e ajuda a fortalecer a imunidade. É uma terapia natural chamada aromaterapia que é muito usado por vários países. Enquanto ocorre a absorção das propriedades, a pessoa também trabalha respirações longas e profundas que é o principal objetivo da aromaterapia.

Terapia = tratamento natural

Aroma = cheiro, fragrância, essência

Ou seja, a aromaterapia é um tratamento natural feita com inspirações de aromas das flores, plantas ou frutas. O óleo essencial do limão está presente em sua casca.

O limão é um ótimo antisséptico natural e também ajuda na cicatrização mas não é indicado passar em um machucado porque vai arder (até a alma).  O indicado é lavar o local do ferimento com água e sabão e passar babosa. A babosa (Aloe vera) tem propriedades cicatrizantes e calmantes que ajudam a acelerar a cicatrização. Se não tiver babosa, ok. Vá a uma farmácia e compre o extrato de própolis e passe no local do ferimento. Ele é um ótimo antisséptico e eficiente na cicatrização de ferimentos leves. Considerado melhor do que a água oxigenada.

Gestantes

O limão também é usado por gestantes. Muitas gestantes sentem-se bem ao ingerir suco de limão adicionado a água ou o chá. Dizem melhorar dos enjôos.

Anemia

Pessoas com anemia precisam de ferro e a vitamina C ajuda a assimilar melhor o ferro dos alimentos. O limão contém potássio e por isso previne cãibras.

Inflamação na laringe, faringe ou dor de garganta

O limão combate a inflamação da faringe e laringe. O preparo do suco de limão com água morna pode ser usado no tratamento de laringite e faringite ou dor de garganta. Então é feito gargarejo 2 vezes por dia com este preparo.

O xarope ou o suco de limão acrescido de mel ajuda a eliminar o catarro.

Para auxiliar na respiração e no tratamento de rinite e sinusite, pode esquentar água e colocar o suco de limão na panela depois de apagar o fogo. Depois inspirar o vapor por alguns minutos.

Uso do limão na gastronomia

Para temperar saladas é melhor usar limão do que o vinagre. Porque o limão é um alimento funcional. Contém alta concentração de vitamina C e outros minerais, é um alimento nutritivo e balanceado e o vinagre é pobre em nutrientes, sua composição é basicamente o ácido acético.

Para melhor absorção do ferro contido nos vegetais ou mesmo das cápsulas de complexo vitamínico de ferro, é recomendada na nutrição o consumo de vitamina C antes ou depois da refeição. Beber e comer junto não é muito bom porque infla o estômago. O ideal é tomar o suco de limão sem açúcar 30 min antes ou depois da refeição.

A vitamina C também ajuda na melhor assimilação do cálcio. E além de temperar as saladas, pode ser usado para o preparo de carnes, peixes e frangos.

Na casca do limão contém agentes flavonoides que ajudam a combater os radicais livres. O limão ajuda também a diminuir o LDL colesterol ruim, e estimula a produção do HDL colesterol bom.

O limão é um alimento que ajuda a tratar várias doenças mas de forma alguma deve-se parar a medicação prescrita pelo médico. O que é possível é fazer os dois tratamentos ao mesmo tempo, o natural e o químico.

Por que não há comprovação científica da cura com o limão?

Porque a comprovação científica envolve várias pesquisas e muito dinheiro investido. Como o limão não pode ser patenteado dificilmente alguém ou alguma empresa vai investir em pesquisas relacionadas ao limão. Por isso as pesquisas relacionadas ao limão e outros alimentos medicinais avançam devagar.

Medicamento vs remédio

Limão é um remédio natural. O consumo diário do limão permite regular as funções do organismo. O limão:

Desintoxica e regula várias funções do organismo,

Ajuda a aliviar as dores nas articulações e aumenta o bem-estar,

Regula o intestino,

Alcaliniza os ácidos do organismo e é bom para tratamento estomacal, ele destrói os germes e bactérias ruins para o organismo que favorecem o aparecimento da úlcera estomacal.

O limão alcaliniza o sangue. Como isso é possível? Apesar do sabor ácido do limão, ele é um agente alcalinizante. Na escala do ph, 0 é ácido, 7 neutro e 14 alcalino. A saúde humana é melhorada com a alcalinização. Uma pessoa com sangue alcalino e que consuma alimentos alcalinos como cereal, frutas amarelas, umeboshi que é um tipo de ameixa japonesa, consegue prevenir e melhorar a saúde física. Isso porque a maioria dos fungos, vermes, parasitas e bactérias têm dificuldade de se instalar num organismo de corpo alcalino. Até mesmo os pernilongos e mosquitos preferem picar pessoas com sangue ácido.

Por que o limão deve ser consumido imediatamente depois de aberto?

Porque a cura natural pelo limão é obtida tomando limonada sem açúcar todos os dias e longe das refeições. Assim você consegue um efeito de desintoxicação, e é como os  estudiosos e praticantes da medicina natural acreditam. A oxidação dos agentes terapêuticos do limão é muito rápida. Com contato com o oxigênio e a luz, já está sofrendo a oxidação, ou seja, está perdendo suas propriedades terapêuticas. Por isso que ele deve ser consumido imediatamente depois de aberto.

Limão e atividade física

Quem é atleta ou praticante de esportes e artes marciais, consomem muita proteína e isso faz aumentar a taxa de ácido úrico. A vitamina C alcaliniza os ácidos do organismo. O mal causado pela carga de exercícios físicos, é a produção de radicais livres. A vitamina C inibe os radicais livres e ajuda a produzir a vitamina B12. O suco de limão combina com proteínas e vegetais, mais uma razão para o atleta consumir o limão.

Agora se ingerir esses tipos de carboidratos como, pão, arroz, batata, prefira sucos que começam com a letra M, suco de mamão, melancia, melão e manga. O suco de limão não combina com carboidratos, apenas não combina mas pode ser consumido junto sem nenhum problema. Você não vai passar mal por isso.

Cálculos renais e limão

Há aguns casos de cálculos renais que podem ser tratados com o consumo de ácidos, o suco de limão é um deles. Para saber qual é a composição química das pedras você precisa ir no hospital fazer um exame.

Não há nenhuma evidência de que o consumo de limão previne a formação de cálculos renais. O método preventivo mais conhecido é ingerir muito líquido para diluir a urina e dificultar a produção de cálculos.

O limão tem baixas calorias mas ainda assim ele contém a frutose que é o açúcar da fruta. Mesmo por seu sabor ácido não faz nenhum efeito no emagrecimento, ele não queima calorias. Mas que ele é um laxante suave e estimula a digestão, sim é verdade.

Qual é a diferença entre essência e óleo essencial?

A essência do limão é artificial e produzida pelos laboratórios. A verdadeira essência do limão é chamada de óleo essencial. Suas propriedades são altamente digestiva, calmante, ajuda a dormir melhor e melhora quadros de insônia, tira o mau cheiro do pé, o chulé ou bromidrose, é só você passar no pé ou pingar uma gota dentro do sapato. Pode ser usada nos alimentos para realce de sabor, mas cuidado, o óleo essencial é bem concentrado então utilize apenas algumas gotas, no máximo 3 por refeição.

Temperar a comida com o suco do limão é diferente de temperar com o óleo essencial. Porque o suco do limão é aquoso e é a polpa da fruta e o óleo essencial de limão é retirado da casca e seu aroma e propriedades terapêuticas tem alta concentração.

Contra insetos e dengue

O óleo essencial pode ser passado na pele e usado como repelente natural de insetos, repelindo até o mosquito da dengue. O modo de passar na pele é assim: pegue um hidratante ou um óleo para corpo e misture 6 gotas do óleo essencial de limão então é só passar na pele. Só tem um porém, se passar na pele fique na sombra ou passe o protetor solar porque o óleo de limão mancha a pele.

Como repelente de ambiente, pode ser usado em difusor de ambiente e também nos aparelhos inseticidas. Basta pegar um pedaço de casca de limão, mais ou menos do tamanho da barrinha do seu aparelho inseticida e então pingue algumas gotas do óleo essencial na casca do limão e coloque no aparelho inseticida.

Outra receita é: coloque no borrifador 20 gotas de óleo essencial de limão em um litro de água e borrife na casa toda principalmente nas janelas e portas. Utilize também velas de limão e citronela dentro do ambiente para espantar qualquer mosquito.

Caso seja picado e o ferrão ficar em sua pele, extraia o ferrão com uma pinça e passe o óleo essencial de limão junto com mel no local. O mel também ajuda a cicatrizar.

Quando o limão é prejudicial à saúde?

Quando ele é consumido em excesso como qualquer outro alimento. Tem uma dieta que é feita em 19 dias e o consumo de limão é aumentado progressivamente e depois diminuído. No 1º dia você consome um limão, no 2º dia 2 limões e assim vai até o 10º dia que se consome 10 limões. Do 11º ao 19º dia você vai diminuindo um limão por dia até acabar. Essa dieta do limão já beneficiou muita gente mas as pessoas que tem problema de gastrite e úlcera devem evitar. O limão trata problemas estomacais mas tem que ser consumido em pequenas doses. Apenas 1 por dia de jejum e esperar 10 min para tomar o café da manhã.

Quem tem intolerância ao limão, não pode nem pensar em fazer essa dieta. Eu já falei muita coisa boa sobre o limão e tudo o que eu falei é baseado em livros, depoimentos de médicos e terapeutas, e relatos de pessoas que usaram.

Mas hoje eu vou falar as coisas ruins sobre o limão. Não é ruim, são alertas para você saber. O ácido do limão ataca o esmalte do dente, assim como outros alimentos ácidos, isso causa o aumento da sensibilidade dentária. Por isso, se você for tomar suco de limão misture em água para diluir seu ácido. E evite tomar refrigerantes e consumir alimentos que compramos no mercado, alimentos industrializados, porque a maioria são alimentos ácidos.

E mais uma coisa, apesar do sabor tente tomar a limonada pura sem acrescentar açúcar ou adoçante.

O limão tem agentes anti-inflamatórios e muitos defendem a opinião de que é bom na cicatrização de gengiva depois de uma extração dentária. Mas outros defendem outro ponto de vista. O limão puro prejudica o esmalte do dente, por isso esse grupo prefere que você use enxaguante bucal específico para cicatrização de gengiva e também para fazer a assepsia da boca. Você já deve ter ouvido falar que o bicarbonato de sódio clareia os dentes mas se você misturar o bicarbonato com o limão vai dar uma mistura muito perigosa e vai corroer o esmalte do dente. Use o enxaguante bucal clareador ou faça uma avaliação com um dentista que ele vai te explicar sobre os clareamentos que você pode fazer.

Os idosos devem devem tomar alguns cuidados extras numa dieta com o limão.  Nem todo idoso se adapta com o uso do limão. Se você não se adaptou não precisa insistir.

A casca do limão contém óleo essencial. É um óleo natural, mas isso não quer dizer que ele é fraco. Mesmo lavando as mãos com água e sabonete não sai todo óleo. Por isso fique na sombra ou passe protetor solar depois de mexer com limão.

Não faça muito banho de acento e gotas de limão pois o prurido vaginal pode aumentar. O limão aumenta a acidez vaginal e por isso pode piorar o quadro de prurido. Consuma pouco limão caso tenha tal sensibilidade.

Se você tem dor de cabeça eventualmente note se você está no período menstrual e evite ingerir alimentos ácidos neste período. As pessoas sensíveis ao ácido podem ter cefaléia e enxaqueca no período menstrual.

Bibliografia

Limão - mais saúde e bem-estar para seu corpo

Jeanne Margareth

Livros Escala

 

Larissa Sanefuji

Larissa Sanefuji

Nascida em São Paulo em 1987, Larissa Sanefuji é massoterapeuta, terapeuta holística e esteticista. Iniciou seus estudos na área com 14 anos e também deu sua primeira palestra sobre “Como aliviar suas dores no corpo?”.

Saiba Mais

Pesquisar

Mais Lidas

Larissa Sanefuji

Larissa Sanefuji

Nascida em São Paulo em 1987, Larissa Sanefuji é massoterapeuta, terapeuta holística e esteticista. Iniciou seus estudos na área com 14 anos e também deu sua primeira palestra sobre “Como aliviar suas dores no corpo?”.

Saiba Mais

Home
› LalaFuj
› Serviços
  › Massagem e Terapias
  › Estética
  › Workshops
  › Regressão

› Promoções
› Clientes
› Blog
› Contato
Como Funciona?

Facebook

Informações de Contato

 (11) 98791-1533
 (11) 98791-1533
 contato@lalafuj.com.br

Metrô São Judas

 Avenida Jabaquara, 2400 - loja 08 - Vila Monte Alegre - São Paulo - SP

Metrô Saúde

Rua Pereira Estéfano, 114 - 9º andar - sala 905 - Saúde - São Paulo - SP

Itaim Bibi

 Rua Tabapuã, 926 - Itaim Bibi - São Paulo - SP

Metrô Trianon Masp

Avenida Paulista 1159 - São Paulo - SP

Outros Locais de Atendimento

Metrô Santa Cruz
Metrô Jardim São Paulo
Metrô Eucaliptos